Contraste de beleza e miséria

Contraste de beleza e miséria
Foto tirada pelo nobre amigo Alexandre Fleming e cedida gentilmente.

sábado, 1 de março de 2014

Complexo de Dâmocles?



TEXTO RETIRADO DA INTERNET:

A arte de ser puxa saco
Por João Aguiar
Escrevi uma matéria sobre o transporte de estudantes de Colmeia neste site que eu adoro ler e participar, e não sabia que iria ter tantas repercussões e comentários. O que me impressiona são os comentários apaixonados de pessoas ligadas ao prefeito daquele município. Quero deixar claro que não fiz mais que minha obrigação como pagador de impostos fazer esta matéria e colocar minha opinião e de vários alunos que ali estudam.
Não que o gestor seja obrigado a pagar pelos alunos, mas o que vejo no nosso município é uma cidade saturada de impostos e que nas gestões anteriores onde os veículos eram alugados e isto gerava um gasto a mais para os cofres da prefeitura, não se pagava nenhum centavo para ir estudar no município vizinho citado na matéria.
Mas vamos ao que interessa, vi que de um lado as pessoas que leem as matérias todos dos dias, usuários comuns dos noticiários tocantinenses e do outro lado os famosos funcionários contratados ou em Cargos de Confiança em defesa do seu chefe maior. Pois é assim a hierarquia tem que funcionar mesmo. Um grita, o outro obedece. Então resolvi pesquisa sobre esta espécie que esta entre nós e a cada dia se multiplica e principalmente quando se aproxima as eleições.
Os estudiosos da evolução do homo sapiens estão preocupados com o que chamam de "desvio psíquico momentâneo de comportamento. Para os estudiosos, esta espécie de homo sapiens comumente é encontrada nas repartições públicas e até mesmo nas melhores e piores famílias.
A repartição pública é o lugar preferido deste tipo de homo sapiens se reproduz aos montes, fato que despertou o interesse de pesquisadores - pessoas que vivem para estudar os grandes fenômenos sociais - em pesquisá-los, culminando em dezenas de dissertações de mestrado e doutorado, sendo chamados por eles carinhosamente de PUXA-SACOS.
O sociólogo árabe Said Min Kaharalho, especialista em puxa-saco, deu um sinal amarelo aos gestores públicos e a sociedade em geral sobre a existência de diversos tipos da espécie espalhados pelo mundo Exemplos: comentários apaixonados deixando de lado a razão e indo pelo puxa-saquismo.
Said listou algumas características que acompanham o puxa-saco desde os primórdios da humanidade. Então vamos às características do puxa saco na visão do Said:
1 - O cérebro do puxa-saco é muito pequeno, fato que dificulta seu raciocínio para tarefas que exijam certas habilidades, tais como: andar de bicicleta, jogar dama, brincar de amarelinha, etc.;
2- O puxa-saco geralmente é um sujeito solitário, não tem amigos, isto explica o fato de o mesmo dedicar-se a alguém que não conhece profundamente com uma fidelidade canina;
3- O puxa-saco não se irrita com facilidade, talvez seja o indivíduo menos estressado da sociedade moderna. No entanto, caso alguém cometa algum desatino contra seu tutor ou padrinho político, o mesmo é capaz de se transformar no mais hercúleo dos homens;
4- O puxa-saco não é tão apegado ao dinheiro quanto o avarento, no entanto adora o poder. Onde há alguém com o mínimo de poder lá existe um puxa-saco, sendo que quanto maior o grau de hierarquização de alguém dentro de uma esfera de poder, maior será o grau de bajulação de um puxa-saco;
5- O puxa-saco não prima pela fidelidade. Apegando-se abruptamente ao sucessor de seu superior hierárquico no momento em que este mais precisa de sua devoção. Essa característica fez o cientista observar que "a fidelidade canina do puxa-saco é relativa, dependendo do osso que lhe derem para roer".
6 - Concluindo o raciocínio de SAID, é que a maioria dos puxa-sacos é formada por homens; existem pessoas que se eternizam como puxa-sacos nas repartições públicas; o desvio de comportamento que acomete o puxa-saco é hereditário; o puxa-saco geralmente é muito inseguro quanto ao seu futuro; e, por último, todo puxa-saco é arrogante.
Os críticos podem até menosprezar a capacidade de um puxa-saco, mas nunca irão retirar uma das qualidades máximas do mesmo: a dedicação à família do gestor "prefeito". Talvez por isso Nelson Rodrigues tenha comentando com tamanha convicção que "geralmente o puxa-saco dá um marido e tanto".
*Na pintura de Richard Westall, A Espada de Dâmocles, (1812) os belos rapazes da anedota de Cícero foram transformados em moças virgens para gosto do patrono neoclássico Thomas Hope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário